Desvendando o BPM parte 20 - Transformação de processos Orquestrando a Mudança.
BPM
Amigos do Portal GSTI, em nosso post anterior, Desvendando o BPM parte 19 , abordamos a transformação de processos no tocante - Construção da implementação, Instalação e treinamento. Neste post, continuaremos a abordar a transformação de processos focando na orquestração da mudança, ressaltando que estamos nos baseando no guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009 .
Orquestrando a Mudança
- Um dos principais aspectos e talvez uma das maiores barreiras na implementação de processos de negócio é conseguir o apoio necessário e por conseguinte a aceitação das mudanças por parte executores e donos do processo de negócio.
- Outro grande desafio em um projeto BPM, assim como em outros tipos de projetos, é manter motivados os principais participantes da iniciativa BPM na adoção de novos comportamentos.
- Logicamente com o aumento da qualidade do serviço cira-se uma facilidade na busca da organização em fornecer produtos e serviços melhores aos clientes.
- O gerenciamento da mudança deve ter como meta um grupo holístico de fatores organizacionais.
O modelo McKinsey 7S
Segundo a wikipedia , o Modelo McKinsey 7S é um modelo de gerenciamento que tem por objetivo demonstrar que a organização não é formada apenas por uma estrutura, mas também por 7 elementos divididos em duas áreas: hardware (hard-s) e software (soft-s). Estas, por sua vez, são: Estrutura, Sistemas, Estratégia, Habilidades, Pessoas, Estilo e Objetivos prioritários (mais tarde transformado por Peters em Valores compartilhados).
Hard-s
- Estratégia(Strategy) – garantir que os processos de negócio contribuam para fornecer valor ao cliente.
- Estrutura(Structure) – habilitar inter funcionalidades.
- Sistemas(Systems) – processos e procedimentos formais, incluindo planejamento, orçamento, alocação de recursos, controles e premiações, informação e sistemas de distribuição.
Soft-s
- Estilo/cultura (Skills) – promover uma cultura colaborativa.
- Equipe/pessoas(Staff) – fomentar a orientação a equipe, abertura a mudança.
- Habilidades(Skills) – treinar interatividades.
- Valores compartilhados(Shared Values) – promover através da cultura e incentivos de desempenho.
Usando o modelo McKinsey 7S na transformação de processos:
- O gerenciamento da mudança para BPM deve ter como alvo direto os últimos cinco S; Sistemas(Systems),Estilo/cultura (Skills), Equipe/pessoas(Staff), Habilidades(Skills), Valores compartilhados(Shared Values); alinhados com a estratégia, estrutura e ambiente da organização. Para melhorar o desempenho da organização, gestores e executores treinados em BPM devem adotar atividades em processos de negócio sejam eles novos ou revisados de acordo com valores compartilhados e alimentados pela liderança.
- Os alvos para mudança de processos deveriam ser achados dentro de uma estrutura de trabalho para o gerenciamento de mudança.
- Na a fase de implementação, poderão ocorrer novas solicitações de mudança para processos de negócio e especificações de atividades de gerenciamento de processos de negócio as mesmas devem ser preparadas e aprovadas de acordo com as políticas e procedimentos de gerenciamento de mudança padrões da organização.
No próximo post, continuaremos a falar de transformação de processos, espero sinceramente que o conteúdo tenha sido útil!
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