Desvendando o BPM parte 18 - Transformação de processos
bpm
Toda vez usamos a expressões implantar, implementar ou qualquer outra que nos remeta a algo novo ou uma mudança significativa temos que pensar em um bom planejamento, isso porque se não planejarmos podemos deixar algum aspecto importante de fora que possa atingir negativamente o negócio, vamos ver algumas considerações quando tratamos de planejar a implementação:
- Os gestores e/ou gerentes de projeto devem ter a confirmação junto aos patrocinadores do projeto e donos do processo de seus comprometimento com o projeto em questão
- Os requisitos e histórico do projeto devem ser revisados.
- Somente após a revisão é que, utilizando uma metodologia de projetos, pode ser especificado e organizado as atividades de implementação de BPM.
- As atividades estruturadas durante o planejamento inicial do projeto, poderão ser revisadas e até mesmo modificadas por conta de mudanças existentes durante fases anteriores do projeto.
- Cada especificação da implementação deve conter:
- Objetivos, métricas, lista de entregáveis;
- Plano de riscos;
- Accountable do projeto;
- Tempo de execução;
- Recursos necessários, incluindo pessoas, produtos(tecnologia), processos, parceiros e logicamente aporte financeiro;
- Métricas bem estruturadas visando a avaliação do progresso e do desempenho do projeto;
- Após a confirmação da data pretendida de início deverá ser construído um cronograma de implementação.
- Datas de entrega devem ser criadas e em caso de necessidade revisadas e até mesmo possivelmente modificadas.
- Como já vimos anteriormente devemos utilizar uma metodologia de gerenciamento de projetos, e baseado nisso em esforços de maior escala devemos utilizar uma análise PERT/COM.
- O orçamento requer sempre uma revisão para manter a consistência com atividades e seus custos relacionado, caso haja necessidade de requisição por verba adicional todas de verão ter justificativas plausíveis e bem documentadas.
- A dificuldade de delimitação do escopo de requisitos;
- Atraso na conclusão de atividades agendadas, na maioria das vezes por conta da falta de revisões intermediárias de progresso de atividades executadas deficitariamente;
- As saídas do projeto podem não satisfazer as expectativas do accountable, dos Stakeholder e até mesmo executores de processo;
- Procedimentos de teste mau feitos e inconsistentes com os requisitos de teste;
- Fazer modificações em procedimentos de processos de negócio sem atualizar em repositórios de regras e processos de negócio;
- Não existir a sinergia e/ ou harmonia entre executores do processo de negócio inter funcional, podendo ser mitigado em treinamento.
- Programas de treinamento podem não estar tendo o cunho de reforçar mudanças apropriadas em incentivos, cultura e estilo de liderança;
- A compra errada de tecnologia BPM levando falhas que possam ocasionar o desalinhamento com os objetivos do negócio;
- Falta de documentação, revisão e testes nos Planos de contingência visando uma possível interrupção do negócio.
- SE s testes de stress de processos de negócio forem incompletos, automatizados e manuais, podemos ter como resultado a incapacidade de atender intensidade crescente do fluxo de trabalho de processos de negócio;
- Falta de preparo nas equipes de processo de negócio e suporte de TI poderão resultar em saídas do processo defeituosas levando a falta de satisfação do cliente;
Quando identificamos os possíveis riscos devemos fazer uma analise dos mesmos e para isso segue duas dicas:
- Se riscos identificados têm suas probabilidades de ameaça quantificável e suas conseqüências são financeiras e operacionais, podemos optar em fazer uma análise quantitativa de risco juntamente com uma análise de sensibilidade.
- Já se os riscos possuem probabilidades insuficientes, devemos optar por analises análises qualitativas de cenários com o intuito de se produzir algumas respostas úteis e por conseguinte um plano de mitigação de riscos.
Seguem algumas dicas para temos sucesso em uma implantação:
- Ter a certeza e por conseguinte a garantia que as mudanças envolvendo o BPM estejam de acordo com a cultura, expectativas de recompensa e valores de liderança da organização.
- Ter uma execução sempre levando em conta o orçamento e cronograma do projeto, sempre lembrando que caso haja alterações as mesmas deverão ter o aceite dos Stakeholder.
- Ministrar treinamento adequado aos executores do processo e suporte durante a experiência inicial com modificações BPM.
Aguardo vocês para o próximo e espero que tenha contribuído, por favor deem sua opinião é muito importante o seu feedback !
Dica!
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
- Mapeamento e Gestão de Processos - Bpm , dos autores Scucuglia, Rafael; Pavani Jr., Orlando
- Gerenciamento de Processo de Negócios - Bpm - Business Managemant, dos autores Valle, Rogerio; Baldam, Roquemar; Silva, Humberto Pereira da Editora: Erica
Leia os outros artigos desta série:
- Desvendando o BPM parte 17
- Desvendando o BPM (parte 16)
- Desvendando o BPM (parte 15)
- Desvendando o BPM (parte 14)
- Desvendando o BPM (parte 13)
- Desvendando o BPM (parte 12)
- Desvendando o BPM (parte 11)
- Desvendando o BPM (parte 10)
- Desvendando o BPM (parte 9)
- Desvendando o BPM (parte 8)
- Desvendando o BPM(parte7)
- Desvendando o BPM (parte 6)
- Desvendando o BPM (parte 5)
- Desvendando o BPM (parte 4)
- Desvendando o BPM (parte 3)
- Desvendando o BPM (parte 2)
- Desvendando o BPM (parte 1)