Gerenciamento de Desempenho de Processos -Monitoramento e Controle de Operações e o Alinhamento de processo de negócio e desempenho corporativo
BPM
Monitoramento e Controle de Operações
- Tendo em vista que o processo está completamente documentado com suas métricas identificadas e coletadas, pode-se monitorar as mudanças que poderão impactar o negócio e influenciar a participação seu produto ou serviço no mercado.
- Através do monitoramento e controle do desempenho de processo faz-se a diferença no mercado.
- Conforme exista mudança no negócio, existirá, logicamente, a mudança do desempenho desejado dos processos .
- O processo provavelmente terá que sofrer mudanças para atingir o desempenho esperado, mas não podemos determinar isso a não ser que o processo e por conseguinte seu desempenho sejam monitorados e controlados de acordo com as necessidades e requisitos do negócio e/ou cliente.
Alinhamento de Processo de Negócio e Desempenho Corporativo
O desempenho corporativo e métricas correspondentes são melhores escolhidas com relação às necessidades do cliente, no entanto, vemos que muitas vezes as métricas de desempenho corporativo são derivações de fundamentos de Tempo, Custo, Capacidade e Qualidade :
Tempo: tempo para desenvolver produtos e/ou serviços, tempo de atendimento de pedidos;
Qualidade: precisão da previsão de entrega, controle de requisitos;
Custos: de vendas, da logística, de produção;
Capacidade: ticket médio de pedidos, taxa de crescimento; participação do mercado.
No próximo artigo da série veremos
metodologias com ênfase na medição de processos . Dica!
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
- Mapeamento e Gestão de Processos - Bpm , dos autores Scucuglia, Rafael; Pavani Jr., Orlando
- Gerenciamento de Processo de Negócios - Bpm - Business Managemant, dos autores Valle, Rogerio; Baldam, Roquemar; Silva, Humberto Pereira da Editora: Erica