Os 7 pilares de uma Estratégia Digital eficiente
Estratégias de Marketing Digital são feitas de pessoas para pessoas.
Lembro como se fosse hoje, meados de 1998 quando criei meu primeiro projeto na internet ao desenvolver um website que falava sobre tecnologia e comportamento digital. Naquela época não haviam os recursos de design ou programação que tornam os websites de hoje tão atrativos, mas mesmo assim já era possível as pessoas e empresas construírem suas presenças digitais. Finalmente, alguns dias após as primeiras linhas de código HTML e rabiscos feitos no Photoshop 5 o website ficou pronto.
Claramente me vem à memória a primeira vez em que eu vi o meu nome na página de resultados do Yahoo! e do Altavista, na época o Google ainda dava os seus primeiros passos como ferramenta de busca em massa. Aquele era o sinal do poder do conteúdo digital, mesmo eu não tendo feito qualquer divulgação esses buscadores foram capazes de "me achar"! E com o passar do tempo comecei a receber mensagens de pessoas quais nem fazia ideia que estavam lendo o que eu escrevia.
Doze anos se passaram após eu ter empreendido o meu primeiro projeto digital, foi então quando comecei a viver isto intensamente no meu dia-a-dia como profissional de Marketing Digital . A partir de então pude perceber a limitação de certos produtos que são lançados todos os dias na internet, seja por não usarem um conteúdo otimizado para a Web ou por terem uma estratégia que só olha para o próprio umbigo. Afinal, criar uma estratégia para a internet é muito além ter um produto digital - o que no meu caso em 1998, era resumido ao website e pronto - mas ter em mente o propósito de ele existir: o quê ele tem oferecer, como isto será feito, e quem irá de fato tirar proveito dele.
É este aprendizado que quero compartilhar com você a partir de agora. Como ampliar o seu ponto de vista quando estiver criando um produto digital , e para isto não importa se você tem um perfil técnico ou de gestão. Visão estratégica é o que separa aqueles que sabem para onde realmente estão indo, daqueles que simplesmente entregam o que lhes foi pedido sem ao menos questionarem a si mesmos: "C omo isto será útil para alguém? ". Tudo se resume a pessoas, tecnologia é apenas um meio, e é isto que veremos juntos a partir de agora...
Os 7 pilares
A internet, as empresas, e principalmente, as pessoas estão em constante adaptação e mudança. Desta forma qualquer estratégia deverá refletir as nuances que surgem com a evolução da sociedade, como também precisa descartar as outras que não se mostram mais válidas na medida em que o tempo passa. E para lidar com este ambiente de constante transformação, sete pilares tem se mostrado essenciais para criar uma estratégia eficiente em Marketing Digital .
A experiência no dia-a-dia mostra que não é preciso construir todos os pilares de uma só vez, a ativação de cada um deles é gradativa na medida em que a estratégia é testada e evolui no decorrer do tempo. Isto que é o mais interessante, você pode testar rápido, errar rápido e consertar rápido!
Neste artigo apresento os sete pilares que sustentam uma estratégia digital eficiente, mas é claro que nada em Digital é uma receita de sucesso, tudo depende da atenção que você depositar ao observar o seu mercado e da agilidade que desenvolver para adaptar-se a ele. Não há fórmulas prontas, apenas boas práticas que são compartilhadas por quem já acertou, mas também já errou muito.
Bem, estes são eles:
1. Conteúdo - Este pilar é a chave de uma estratégia de sucesso, ele abrange todas as formas de conteúdo digita l, tais como, texto, imagem e vídeos. Apesar da sua grande importância, criar conteúdo de qualidade não é uma tarefa simples, ele precisa ser otimizado para os meios digitais e demanda tato ao ser criado para falar com o seu público-alvo.
2. Design - Não basta um conteúdo que seja relevante para as pessoas se ele não for "vestido em uma bela roupagem". Um bom design não é só capaz de realçar a qualidade do conteúdo, como principalmente criar engajamento com o seu público-alvo. O que permite que as pessoas interajam de forma clara com o que você tem a dizer, realçando assim a experiência de usar o seu produto.
3. Busca - Os buscadores na Web são o primeiro lugar onde as pessoas recorrem para obter informações sobre qualquer produto ou marca. Assim, permitir que o seu produto digital seja facilmente encontrado é um fator crítico de sucesso em Marketing Digita l.
4. Publicidade - Publicidade na internet é uma das formais mais eficientes de se entregar uma mensagem de marketing e atrair consumidores para o seu produto. Portanto, é um pilar importante a ser considerado no planejamento de qualquer estratégia digital , mas para isto é necessário entender bem os principais meios de publicidade na web antes de investir qualquer centavo.
5. Relacionamento - Toda estratégia digital é feita de pessoas para pessoas. Assim, é vital não só criar e manter o engajamento com o seu público-alvo, mas principalmente gerenciar a forma como você quer que o seu produto seja visto. Em outras palavras, você precisa saber comunicar o porquê de o seu produto merecer a atenção das pessoas, como também aprender a ouvir e administrar eventuais dúvidas e reclamações.
6. Social Media - Agora mais do que nunca as pessoas querem falar diretamente com as marcas e produtos que admiram, por outro lado estas mesmas marcas e produtos estão tendo que se humanizar - já se foi era dominante da mídia tradicional onde a comunicação era feita unilateralmente, e as pessoas recebiam "goela abaixo" o que as empresas queriam dizer. Acordar para esta mudança de paradigma é essencial para manter o seu negócio vivo na internet, afinal, o marketing boca-a-boca nunca foi tão forte e veloz quanto através das redes sociais.
7. Mobile - Todos nós estamos sempre em movimento, assim direcionar o seu conteúdo para dispositivos móveis é um dos meios mais eficazes de você alcançar o usuário do seu produto aonde ele estiver. Afinal, a participação de celulares e tablets como meios de acesso a internet está crescendo fortemente a cada ano, o que gera um aumento consistente na demanda por conteúdo e serviços otimizados para estas plataformas móveis.
Nos artigos seguintes detalharei cada pilar individualmente com exemplos práticos para que você possa aplicar imediatamente em seus produtos digitais .
E agora, está pronto(a) para ampliar a sua visão sobre negócios na internet? Então fique atento aos próximos artigos sobre Estratégias de Marketing Digital: