Desenho de processos (parte 3)
Dando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos continuar a falar mais um pouco sobre desenho de processos , utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009.
Criação do desenho físico:
- Determina como cada atividade ou tarefa deverá ser executada – por meios manuais ou automatizados, ou até uma combinação de ambos;
- Todos os tipos de recursos, incluindo pessoal, tecnologia, financeiro e espaço físico, devem ser consideradas;
- O nível de detalhe a ser planejado, documentado e avaliado para um desenho físico depende do tamanho da mudança do processo de negócio.
Análise e desenho da infraestrutura de TI:
- Essencial envolver os profissionais de TIC ao longo da fase de desenho de processos;
- Garantir que o processo possa ser automatizado e que os dados possam trafegar sem barreiras entre sistemas e atividades relacionadas ao processo.
- Preocupações-chave quando envolver a organização de TI:
- Quais sistemas ou softwares se encaixam melhor às necessidades dos processos?
- Existem limitações na infraestrutura atual que restringem o desenho?
- O desenho pode ser implementado rapidamente?
- Qual o impacto para a organização?
- Pode ser empregada um abordagem por estágios?
- Qual o custo da nova implementação?
- Fornecedores podem auxiliar na implementação?
Criação de um plano de implementação:
- Entendimento de questões relacionadas à implementação em todas as fases do projeto de negócio;
- Questões-chave que podem surgir:
- Definição de técnicas de gerenciamento de mudança;
- Identificação dos sistemas que serão afetados, incluindo que tipo de mudança nesses sistemas serão realizadas;
- Se será realizada uma fase piloto ou fase de testes.
Simulação, teste e aceite do modelo:
- O novo processo deve ser testado para garantir que funcionará como previsto:
- Designação de papéis;
- Execução prática; e
- Simulação.
Projetos-piloto:
- Não há riscos, pois problemas podem ser tratados e resolvidos com segurança;
- Demonstram confiabilidade do novo processo às pessoas.