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Desvendando o BPM (parte 5)

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Marcelo Gaspar CONTEÚDO EM DESTAQUE

Dando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos falar um pouco sobre análise de processos , utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009. 


Analisar processos envolve a criação do entendimento comum sobre o estado atual dos processos e seu alinhamento com os objetivos de negócio e tem por objetivo criar um entendimento das atividades do processo e medir o sucesso dessas atividades no alcance dos objetivos
Também inclui com frequência um estudo do ambiente de negócio e dos fatores que interagem e contribuem com este ambiente, como regulamentações governamentais, pressões de mercado e competição.

Outros fatores que podem ser considerados na analise de processos são:
  • O contexto do negócio;
  • Sua estratégia;
  • A cadeia de suprimento;
  • Necessidades de clientes;
  • Valores;
  • Crenças;
  • Liderança e Cultura;
  • Forma de execução do processo visando atingir os objetivos do negócio.
Devemos fazer a analise de processos por que?
  • Geração de informação necessária para a tomada de decisão;
  • Compreensão e medição da efetividade do processo e sua eficiência;
  • Descobrir fatos importantes sobre como o trabalho se desenvolve na organização.
Sendo assim a analise de processo gera informações que se transformam em um valioso recurso para a gerência e liderança no sentido de compreenderem como o negócio está funcionando e auxiliando na tomada de decisões.

Abordaremos mais sobre analise de processos no nosso próximo artigo.

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