Dando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos falar um pouco sobre análise de processos , utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009.
Analisar processos envolve a criação do entendimento comum sobre o estado atual dos processos e seu alinhamento com os objetivos de negócio e tem por objetivo criar um entendimento das atividades do processo e medir o sucesso dessas atividades no alcance dos objetivos
Também inclui com frequência um estudo do ambiente de negócio e dos fatores que interagem e contribuem com este ambiente, como regulamentações governamentais, pressões de mercado e competição.
Outros fatores que podem ser considerados na analise de processos são:
- O contexto do negócio;
- Sua estratégia;
- A cadeia de suprimento;
- Necessidades de clientes;
- Valores;
- Crenças;
- Liderança e Cultura;
- Forma de execução do processo visando atingir os objetivos do negócio.
- Geração de informação necessária para a tomada de decisão;
- Compreensão e medição da efetividade do processo e sua eficiência;
- Descobrir fatos importantes sobre como o trabalho se desenvolve na organização.
Abordaremos mais sobre analise de processos no nosso próximo artigo.