gestores
Nossa vida profissional é sempre moldada por perspectivas e desafios, temos que estar preparados para as possíveis mudanças.
Na área de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), presenciamos, muitas vezes, um profissional operacional ou técnico ter que assumir a gestão de sua área. A seguir, algumas dicas para quem passa por este momento.
1 – Faça treinamentos voltados para gestão – Faça treinamentos e especializações voltados para áreas ligadas a gestão como: gestão de pessoas, finanças, processos, marketing, estratégia, liderança, projetos, etc.
2 – Seja um bom líder – Prepare-se para ser um líder e ser encarado como tal por sua equipe, tenha seguidores. Um líder conquista, não impõe, sua liderança. Sobre este assunto, aproveite as dicas do Portal GSTI .
3 – Escolha certificações voltadas para gestão - Faça certificações nas áreas de governança, gestão de serviços de TI, processos, projetos: ITIL, COBIT, BPM, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, SCRUM, PMP, etc.
4 – Cuidado nas apresentações e proposições – Lembre-se que seus diretores esperam de você apresentações de nível executivo, seguindo a estratégia do negócio. Esqueça literalmente apresentações e proposições com cunho extremamente técnico.
5 – Tenha um bom relacionamento – Um gestor terá que ter parceiros de outras áreas, seja para ter um ambiente profissional sadio como também para buscar apoio em seus projetos, pois isso é fundamental para sua gestão.
Veja outros artigos sobre carreira e desenvolvimento profissional:
- QUEM NÃO SE COMUNICA SE "TRUMBICA": CINCO DICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO .
- 5 dicas para consultores de primeira viagem
- Ensinamentos Estratégicos baseados na sabedoria de Salomão (parte 1)
- Ensinamentos Estratégicos baseados na sabedoria de Salomão (parte 2)