A Computação em Nuvem
Empresas precisam de serviços que entreguem mais valor e gerem menos custos e riscos. Para se destacar e sobreviver, procuram modelos de serviços inovadores, que resultem em ROI cada dia mais competitivo.
Nesta evolução contínua movida por competidores insaciáveis do mundo do business - evolução que, as vezes faz zig zag por modelos que vão embora e voltam a moda, diga-se de passagem - de como contratar serviços é que surgiu* e se expandiu no mundo corporativo o modelo #Cloud Computing para serviços de tecnologia da informação.
* há quem diga que o modelo já existia antes de ser declarado seu surgimento, e eu até gosto de debater sobre isso; mas aqui, especificamente, estou dispensando esta divergência para não desviar do foco.
E este tal de modelo Cloud hoje toma conta do mercado prometendo vantagens como:
- Eficiência de custos;
- Aumento de Produtividade;
- Implementação simplificada;
- Melhor cobertura global;
- Menor esforço de Administração.
De forma geral, os benefícios são autênticos e combinam com tudo o que as empresas querem; aquelas mesmas coisas que citei na introdução.
No entanto, é necessário tomar cuidado antes de inserir serviços de TI em nuvem, sobretudo os que sustentam funções vitais do negócio, onde qualquer deslize é fatal*. É sobre esta cautela que desejo fazer breves considerações e refletir sobre a contribuição da biblioteca #ITIL.
** Não é a toa que muitos deles ainda resistem em ficar em casa, ou decidem voltar, cabisbaixos, pedindo perdão e asilo.
Cloud Computing e a ITIL
Reflexão Teórica
Esta primeira reflexão é apenas um aperitivo, superficial e teórico, mas que precisa ser dito.
ITIL, por natureza, agrega orientações para serviços em cloud::
- fornecimento de uma linguagem em comum;
- disponibilizando um modelo de referência flexível que pode ser adotado por qualquer organização, reconhecido e utilizado mundialmente para o Gerenciamento de Serviços de TI
- recomendando práticas para gestão de todo o ciclo de vida deste serviço
Reflexão Prática
As primeiras etapas do ciclo de vida do serviço oferecem ferramentas chave que apoiam concepções e decisões necessárias para adotar serviços em nuvem: Estratégia e Desenho. Nestes dois livros da ITIL encontramos processos que ajudarão gestores a colher benefícios da cloud e ao mesmo tempo prevenir cenários indesejados (indesejados é um eufemismo meu!).
Para demonstrar o que acabei de afirmar, e sem ignorar as contribuições das demais etapas, compartilho a seguir minha percepção de alguns pontos cruciais e tomadas de decisão que podem encontrar apoio na Estratégia de Serviços e no Desenho de Serviços.
A Estratégia Ajudará a Pensar na Garantia do Serviço
Este é o primeiro aspecto que pode ser levado em consideração. Como um de seus papéis, os processos da estratégia orientam a definição do valor do serviço em termos de Qualidade e Garantia, certo?
Apenas lembrando: Utilidade significa estar adequado ao propósito e Garantia adequado ao uso.
Ok...então vamos pensar na seguinte questão: se um determinado serviço de TI deixa de ser mantido dentro da empresa e passa ser contratado em nuvem, provavelmente o fornecedor da nuvem oferecerá as mesas (ou até melhores) funcionalidades, certo?*
*eu disse "provavelmente"...
Concluindo o raciocínio, no momento de contatar em nuvem, a preocupação que envolve cuidados está, principalmente, nesta segunda "palavrinha mágica" do valor do serviço: a garantia. É na garantia que mora o perigo. Na capacidade, disponibilidade, continuidade, segurança e performance.
Basta que o serviço, por exemplo, experimente níveis insatisfatórios de performance para que os benefícios prometidos da nuvem "evaporem".
Você precisa se dedicar ao planejamento do arquétipo de serviço, desenhar o pacote deste serviço, criar diretrizes e políticas para orientar os processos de garantia* que atuarão na fase de desenho. Tudo de acordo com a nova realidade. Ninguém mais do que a publicação da Estratégia de Serviços trará orientações para este dever de casa.
* Processos como Gestão da capacidade, disponibilidade e continuidade.
A Estratégia Ajudará na Escolha do Melhor Modelo Cloud
Através de Processos como Gestão do Portfólio de Serviços e ferramentas como Business Case deste livro da ITIL deste livro da ITIL ganhamos em organização e insights para que escolha um modelo mais assertivo.
Além dos Pontos Abordados, a Estratégia irá Colaborar Também Para:
- Compreender o Impacto do modelo do serviço cloud escolhido na área de negócio
- Compreender os riscos e custos internos e externos
- Associar a escolha aos serviços oferecidos pelo Portfólio de Serviços atual , garantindo a compatibilidade de objetivos, arquitetura e estrutura em geral
- Definir como se dará a estrutura de Continuidade de Negócio para os serviços suportados por cloud.
O Desenho de Serviços Ajuda a Implementar um Pacote Adequado
O Pacote de Desenho de Serviços precisa estar condizente com os preparativos cuidadosamente idealizados na estratégia e documentados em políticas, visões, modelos, objetivos estratégicos e afins. O livro de Desenho de Serviços traz as orientações para fazer isso, traduzindo toda esta estratégia em:
- Clausulas de contrato adequadas - quando digo adequadas, leia-se sob medida - para serviços que estão sendo migrados para nuvem contratada
- Metas de níveis de serviços para as partes internas e externas, de acordo com o necessário
- A tradução da garantia documentada pela estratégia em requisitos de capacidade, disponibilidade, segurança e continuidade
- Planos e procedimentos adequados para que a transição impante e a operação mantenha o serviço em nuvem
- Dentre outras saídas que derivam do desenho
Conclusão 1 - Cloud e ITIL se integram?
As associações entre ITIL e serviços Cloud, tanto para estes dois livros que citei quanto para os outros três que foram poupados, tendem ao infinito.
A primeira conclusão, portanto, é sobre algo que transpareci claramente desde o início deste artigo: as práticas para gestão de serviços de TI cloud se integram - é até redundante o que vou dizer - às práticas para gestão de serviços de TI. E por consequência à ITIL. Alinhamento 360 graus.
Conclusão 2 - ITIL é Relevante para Serviços em Cloud?
Vai pra nuvem? Então, naturalmente, é crucial que esteja "antenado" em relação a conceitos, arquitetura, modelos e boas práticas para #Cloud Computing, mas isso não minimiza em nada a relevância da ITIL nesta mesma jornada.
Na nuvem, no céu, na terra, ou de baixo d'água, serviços de TI continuarão sendo serviços de TI.