O PMO (Project Management Office) é a entidade responsável não só por fornecer todo o suporte relacionado a gerenciamento de projeto, mas também por direcionar o próprio gerenciamento dos projetos dentro da organização. Um ponto de apoio para o gerente de projetos e a chave para o sucesso do gerenciamento de projetos na empresa.
O PMO pode ser tanto externo a uma organização - por exemplo uma consultoria contratada para auxiliar no gerenciamento dos projetos de determinado cliente - quanto pode fazer parte da estrutura organizacional, de forma centralizada ou localizada por departamento atuando dentro de um escopo específico. Ele geralmente exerce as funções de selecionar e priorizar os projetos; gerenciar os recursos compartilhados; desenvolver metodologia e padrões de gerenciamento de projetos; fornecer coaching, mentoring e treinamento; e realizar auditoria para assegurar a continuidade do projeto dentro da organização.
Atualmente não existe um padrão para os tipos de PMO , cada autor classifica de uma forma diferente, considerando aspectos como função, serviços oferecidos, localidade, etc. Para Gerard. M Hill o PMO é separado em cinco tipos de acordo com a competência:
Escritório de Projetos
Estrutura com um ou mais projetos gerenciados por um único gerente de projeto, tendo como foco alcançar os objetivos de custo, cronograma, utilização dos recursos e entregáveis
PMO Básico
Fornece uma metodologia padrão de GP que deve ser seguida em todos os projetos. Neste caso podem existir mais de um gerente de projetos e até mesmo um gerente de programa apoiando em múltiplos projetos.
PMO Padrão
Estabelece infraestrutura para suportar e governar um ambiente de projetos coesivo. Existem múltiplos gerentes de projetos e o gerente de programa possui maior senioridade.
PMO Avançado
Esta estrutura fornece a capacidade de gerenciar os projetos de forma integrada e abrangente para atingir os objetivos de negócio da organização. Existe uma equipe de projeto dedicada que responde ao diretor de PMO .
Centro de Excelência
Este tipo de PMO tem como foco a melhoria contínua e colaboração entre os departamentos para atingir os objetivos estratégicos do negócio. Os projetos são organizados em diversos programas, existe um vice-presidente ou diretor de PMO que gerencia uma equipe dedicada a dar o suporte em GP para toda organização.
Independente do tipo de PMO adotado pela empresa, muitos benefícios podem ser alcançados. O gerente de projeto passa a ter uma referência dentro da organização para guiá-lo, sendo que o PMO fornece metodologia, padrões e melhores práticas sobre gerenciamento de projetos, além de administrar os recursos de maneira eficaz e eficiente entre os diferentes projetos.
A administração pode utilizar o PMO como suporte nos processos de tomada de decisão, utilizando relatórios e input fornecidos por meio de monitoramento dos projetos em andamento, na busca de fazer com que os objetivos estratégicos de negócio sejam atingidos.
Por Philipe Gaspar
http://www.philipegaspar.com