Definição de eficiência, eficácia e a diferença entre os dois conceitos
Preparei esta publicação com foco nestes dois princípios que são básicos para quem está estudando qualidade , gestão processos, indicadores de desempenho, ou temas correlatos.Definição de eficiência e eficácia
Eficácia
É atingida a medida em que se atinge o objetivo esperado . Caso um projeto , serviço, produto produzido ou plano atinja o objetivo inicial, significa que foi eficaz . Na informalidade, dizemos que ser eficaz é fazer a coisa certa. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejados. Esta construtora foi eficaz.atinja o objetivo inicial, significa que foi eficaz . Na informalidade, dizemos que ser eficaz é fazer a coisa certa. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejados. Esta construtora foi eficaz.
Eficiência
Está relacionada ao desempenho . Eficiência é atingida quando o desempenho empregado na atividade é igual ou ultrapassa o desempenho esperado. Na informalidade, dizemos que ser eficiente é fazer da melhor maneira. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza em tempo menor do que o esperado. Esta construtora foi eficiente.
Diferença entre eficiência e eficácia em dois exemplos
Exemplo 01
Duas construtoras são responsáveis por entregar edifícios semelhantes, em uma mesma rua, contando com as mesmas condições de trabalho: construtora A e B. Ambas atingem o objetivo: entregam o edifício pronto, entretanto a construtora B conclui em tempo menor. Isto significa que A e B foram eficazes, entretanto B foi mais eficiente.
O melhor desempenho da construtora B, neste caso, está relacionado ao aspecto de tempo. Entretanto, outros aspectos podem ser levados em consideração para mensurar a eficiência do mesmo projeto: custo, qualidade, segurança, entre outros.
Exemplo 02
Este é um exemplo mais descontraído, que costuma ser usado apenas didaticamente. O exemplo da partida de futebol.
Imagine um jogo de futebol em que o time A teve apenas 35% de posse de bola, e dois chutes a gol, enquanto adversário apresentou indicadores superiores: 65% de posse de bola e 14 chutes a gol.
Apesar destes números, o time A fez um gol e venceu a partida.
A conclusão é que o time A foi menos eficiente quando comparado a seu adversário, mas foi mais eficaz.